domingo, 14 de novembro de 2010

Câncer de mama em homem

Pode ser que alguem nunca tenha ouvido falar nesta doença num homem mas ela existe. Por sorte a frequencia é relativamente baixa, ao redor de 1%, mas quando isso acontece, todas as mulheres da familia devam ser investigadas porque a principal suspeita é de que estamos diante de uma doença causada por transmissão genética. Mais comum é acharmos uma familia com várias mulheres que tiveram câncer de mama e de repente aparece um homem acometido pela doença. Mas, quando numa familia aparecer um homem com câncer mamário, é obrigatório a pesquisa do BRCA 2 para podermos predizer o risco dessas mulheres.

Um comentário:

  1. Olá Dr. Paulo,
    Há tempos que sigo seu blog, mas nunca fiz uma postagem.
    Muito interessante saber que esta é a sua especialidade, afinal em quem mais eu confiaria a não ser em um colega de turma do colégio.
    Infelizmente quando passei pela situação de ter tido um câncer de mama não tinha idéia que poderia recorrer a você que muito me ajudou em outras situações.
    Meu caso não foi sério, mas poderia ter sido. Como sempre fui muito cuidadosa com a minha saúde, ele foi detectado no estágio mais inicial possível e só foi devidamente cuidado porque tive um especialista me atendendo.
    Não sei se vou falar bobagem, mas há muitos ginecologistas que se arvoram em cuidar daquilo que sabem um pouco e acabam não dando a devida atenção ao que deve ser olhado.
    Para você ter uma idéia, passei três ou quatro anos fazendo punções que sempre davam negativas. Quando troquei de ginecologista, fui encaminhada para um onco-mastologista e ele decidiu que a melhor solução, mesmo com todos os exames negativos, seria tirar o tecido diferenciado que eu tinha na mama direita.
    Optei por fazer a cirurgia imediatamente. E qual não foi a surpresa quando no exame total da peça apareceram as celulazinhas diagnosticadas como carcinomas.
    Após 28 seções de radio, cinco anos assintomática, hoje do episódio só resta a história para contar e alertar as mulheres que não se descuidem. Câncer tem cura quando detectado à tempo.
    Tomei conhecimento do câncer mamário em homens durante o meu tratamento e sempre que comento com os amigos sou chamada de louca. Acho que falta divulgar mais.
    Agradeço a você por estar fazendo isso em seu blog.
    Um forte abraço
    Lilia

    ResponderExcluir