quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O atendimento ao paciente do SUS

Ao atendermos nossos pacientes num sistema que está mais do que inchado, devemos ter sempre em mente a triagem separando o joio do trigo. Mesmo que as implorem por ficarem lá pela confiança no profissional, pela proximidade de sua residência ou até mesmo por se sentirem seguras, o médico nao pode deixar de priorizar àquelas que realmente necessitam. Existe casos de cidades onde a fila de espera é de mais de um ano para passar com o mastologista. Por isso nao acho justo nao dar rotatividade a esta agenda e temos que deixar o controle das patologias benignas que ja foram diagnosticadas com os seus respectivos ginecologistas para que aquela que realmente precise seja beneficiada

domingo, 17 de julho de 2011

Câncer de mama e a dor

Impossível quantificarmos e qualificarmos a dor da paciente portadora da doença. Esta dor pode ser física e/ou psíquica mas sabemos que não temos como distinguir. Vários trabalhos na literatura tem apontado que mulheres com câncer de mama e que tem suporte familiar, independente do estágio, quando comparadas as outras vivem melhor e por mais tempo; onde concluimos que todas merecem serem acolhidas desde a primeira consulta até o final do tratamento tanto pela equipe multidisciplinar quanto pela familia.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mastectomia profilática

Este tema além de atual é polêmico pois temos muitos colegas indicando este tipo de cirurgia mas sempre é preciso conversar muito com a paciente que vai entrar em cirurgia sem nenhuma doença estudando prós e contras. Está indicado em pacientes portadoras de família com transmissão genética( BRCA 1 e 2) e isto representa cerca de 5 a 10% de todos os cànceres. Familias com mais que um parente de 1o.grau antes dos 50 anos e principalmente antes dos 40 anos tem que consultar seu mastologista para se optar entre um acompanhamento rigoroso com exames ou prevenção primária. Não nos esqueçamos que existe um risco cirúrgico de maus resultados estéticos ao redor de 30% entre arrependimentos e resultados ruins.

sábado, 21 de maio de 2011

Câncer de mama e cirurgia oncoplastica

A Oncoplastia( cirurgia onde se tenta dar um melhor resultado estetico) tem crescido nos ultimos anos num ritmo tao alucinante que hoje fica praticamente impossivel se planejar uma cirurgia sem termos melhores resultados esteticos ja que, a parte oncologica e feita primeiramente com absoluta seguranca e depois cabe a habilidade do cirurgiao para usar toda tecnica e tatica conhecida para obtermos este melhor resultado.
Com isso temos visto na literatura trabalhos mostrando um aumento da autoestima destas mulheres e uma sobrevida melhor e em alguns casos ate maior. Este tema cada vez mais sera abordado neste blog visto sua importancia

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Humanização do câncer de mama

Não existe coisa mais importante para a mulher acometida pela doença do que o acolhimento seja ele familiar, do cuidador e se possivel dos apoios psiquicos que sao sempre uma arma muito útil.
Trabalhos mostram que pacientes acolhidas vivem mais. Por que? ninguem sabe...
Portanto não hesitem em acolher seus pacientes tirando suas duvidas e deixando-as mais tranquilas dentro daquela realidade
Nunca escondam a doença
Este é um conselho de quem já cuida desta especialidade há exatos 32 anos

domingo, 6 de fevereiro de 2011

SANTA ÁGATA - protetora das mulheres com câncer de mama

Era uma bela jovem senhora nascida na Catânia, Itália, quando o cônsul Quitilhiano tentou atraí-la para sua esposa. Ao recusar-se para defender sua puresa e castidade, foi amarrada a uma árvore e teve suas mamas amputadas a ferro quente. Na manhã seguinte recebeu a visita de São Pedro e de um anjo que lhe fizeram uma plástica ficando perfeita. Quando o cônsul soube mandou queimá-la onde veio a falecer. Um ano após sua morte, o vulcão Etna entrou em erupção e o véu funerário de Ágata salvou a cidade de Catânia. Foi elevada a Santa e hoje é a padroeira da mastologia e das pacientes que sofrem de câncer mamário. Seu dia, 5 de Fevereiro, é tido como o dia da mamografia.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cansaço físico referido pós-tratamento do câncer de mama

Muito comum esta queixa entre pacientes que tiveram a doença e principalmente entre as que foram submetidas a tratamento de quimioterapia e hormonioterapia. Estudo publicado recentemente na Universidade de Los Angeles comparou 2 grupos: o primeiro grupo iniciando a prática de exercicios físicos, entre eles Yoga e hidroginástica; um segundo grupo sem exercícios. Após 2 anos observaram que as pacientes do primeiro grupo apresentaram menor queixa de cansaço físico. Isto vem corroborar nossa idéia de que manter o peso, principalmente na pós-menopausa, e praticar exercício físico pelo menos 5 vezes por semana proporciona melhor qualidade de vida.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Câncer de mama em mulher jovem e a mídia

Muito tem se falado e escrito sobre este tema e isto tem causado forte impacto negativo na população por informações erroneas. Ultimamente foi publicado em jornais de grande circulação em São Paulo e também televisivos que o câncer de mama vem aumentando em mulheres abaixo dos 45 anos. Isto não é verdade pois quando comparamos estes grupos, ou seja, pacientes abaixo e acima de 45 anos vimos que a proporcionalidade é a mesma ao longo dos anos. Estamos sim fazendo mais diagnósticos nesta década do que na passada em virtude de vários fatores, dentre eles maior informação, melhor detecção dos exames e já algumas cidades do Brasil oferecem programas de rastreamento populacional. Somente com o diagnóstico precoce poderemos almejar a cura tão sonhada e por isso recomendamos o inicio do exame mamográfico aos 40 anos ou mais precocemente para mulheres com familiares portadores desta doença.