quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Humanização do câncer de mama

Não existe coisa mais importante para a mulher acometida pela doença do que o acolhimento seja ele familiar, do cuidador e se possivel dos apoios psiquicos que sao sempre uma arma muito útil.
Trabalhos mostram que pacientes acolhidas vivem mais. Por que? ninguem sabe...
Portanto não hesitem em acolher seus pacientes tirando suas duvidas e deixando-as mais tranquilas dentro daquela realidade
Nunca escondam a doença
Este é um conselho de quem já cuida desta especialidade há exatos 32 anos

Um comentário:

  1. Olá Dr. Paulo, fiquei muito feliz quando soube hoje da existência desse blog. Sou sua paciente, mas graças a Deus sem nunca ter tido câncer de mama, mas vinda de uma família com 5 casos de câncer de mama, todos parentes sanguíneos, vó, mãe, irmãs e prima. Já fiz duas cirurgias de mama de nódulos benignos e minha última mamografia que faz algumas semanas só acusou cisto. Gostaria muito se possível, saber sua opinião sobre "Mastectomia profilática", no meu caso que "faço parte do grupo de risco". Tenho 45 anos.
    Um grande abraço;)
    P.s: Só para deixar registrado: realmente o carinho da família é super importante, minha mãe viveu mais 21 anos depois do diagnóstico.

    ResponderExcluir